O Cidade CSC 2025, maior encontro de cidades inteligentes da América Latina, reuniu entre 23 e 25 de setembro mais de 170 prefeitos e representantes de 844 municípios em São Paulo. O evento, que trouxe pautas de mobilidade, tecnologia, sustentabilidade e inovação, deve gerar cerca de R$ 1,2 bilhão em novos investimentos a partir de conexões entre prefeituras e empresas.
Segundo Paula Faria, idealizadora da plataforma Connected Smart Cities, a gestão baseada em dados, a aplicação do Marco Legal das Startups e as parcerias público-privadas são as grandes tendências para modernizar os municípios brasileiros.
Tecnologia como aliada das cidades:
Entre as soluções apresentadas estiveram ônibus elétricos, drones, digital twins (modelos virtuais de cidades), semáforos inteligentes e sistemas de monitoramento com inteligência artificial. O objetivo é oferecer ferramentas que apoiem gestores públicos na tomada de decisões baseada em dados.
Exemplo disso é o projeto-piloto em Uberaba (MG), que utiliza câmeras e controladores para adaptar os semáforos em tempo real, aumentando a fluidez do trânsito. Em São José dos Pinhais (PR), uma iniciativa semelhante já registrou melhora de 30% no tráfego.
Habitação e sustentabilidade em Santos:
Um dos destaques veio de Santos (SP), com o Parque Palafitas, projeto de revitalização da Vila Gilda, maior favela sobre palafitas do Brasil. A iniciativa une habitação social, comércio e regeneração ambiental. As novas moradias estão sendo erguidas com a técnica light wood frame, sistema construtivo sustentável que reduz custos, tempo e impacto ambiental.
Marco Legal das Startups:
A legislação tem facilitado a contratação de soluções inovadoras pelo setor público. Como destacou a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), inovação “não se compra como uma cadeira”. Já a secretária de Ciência e Tecnologia do Rio, Tatiana Roque, reforçou a importância do uso dos Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI) como ferramenta prática para modernizar a gestão municipal.
Um futuro conectado:
Com mais de 100 expositores apresentando novidades, o Cidade CSC mostrou que inovação urbana vai muito além de câmeras de vigilância. A ideia é promover cidades mais eficientes, sustentáveis e humanas, colocando tecnologia a serviço do cidadão.




